menu superior

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Celebrações Natalinas na Paróquia Santo Antônio


Natal do Senhor Jesus
Hoje uma luz brilhou para nós. Hoje nasceu nosso rei e Senhor






 A paróquia Santo Antônio de Campanha  celebrou a missa da noite de Natal este ano às 21h. A celebração, presidida pelo pároco, pe. Luzair Coelho de Abreu, teve a participação de muitos fiéis que, antes da tradicional ceia natalina, foi dar graças ao Pai, pela vinda do Menino-Deus. O Natal é a festa da encarnação divina na figura de uma criança.

Nesta celebração a imagem do menino Jesus foi entronizada solenemente e colocada ao lado do ambão, o local de onde se proclamam as leituras. Este ano, a entronização foi feita pela família de Luiz Felipe e Ana Paula, acompanhados de seus filhos, Luiz Miguel e Luiz Guilherme.

Em sua homilia, pe. Luzair ressaltou a simplicidade da cena do presépio.  “Como ser tomado por essa alegria se não temos esse olhar da criança, se não temos a simplicidade na nossa vida, se não temos a humildade? Por isso nós temos aqui que buscar manter esse olhar de simplicidade, na humildade, para que participemos bem desse momento. Porque se nos apresentamos como o grande, o sábio, o racionalista, aquele que é cheio de si, correremos o risco de ser como aquele que está participando das bodas, das festas, não com o traje apropriado. Estaremos aqui, mas não estaremos com o traje próprio dessa noite: que é justamente a simplicidade. Somente assim nós teremos esse olhar de espanto, não um espanto de incompreensão, mas aquele espanto que enche de alegria, de admiração pelo mistério que celebramos. Isso é bem próprio da criança. Assim, quem celebra esta liturgia com esse olhar, a cada ano a liturgia não é a mesma. A celebração de Natal não será uma celebração repetitiva, mas será a celebração do mistério da encarnação; a celebração realmente que traz alegria e esperança! [...]”

  

E continuou: “E por que nós devemos ter essa alegria? Porque o menino nos foi dado, vai dizer o profeta! [fazendo referência à I Leitura da missa] E aí poderiam dizer: mas criança não nasce todo dia? Sim, criança nasce todo dia. É uma alegria, principalmente para a mãe que a espera! Mas é também sinal que Deus não se desespera com a humanidade. E por isso é alegria para todos nós cristãos, o nascimento de uma criança. Mas essa criança que hoje celebramos tem algo especial. Vai dizer o profeta: ‘ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz’ [referência à I Leitura do profeta Isaías]. Aí está o diferencial desta criança, que hoje para qual nós nos voltamos. Estes que traz nos ombros tudo isso e Paulo vai ainda acrescentar: ‘traz nos ombros a graça de Deus que se manifestou trazendo a salvação para todos os homens’ [referência à II Leitura da Carta de São Paulo a Tito]. Portanto, não é uma criança qualquer, não é um menino qualquer. Ele traz a salvação para todos os povos!”


Antes da bênção final, formou-se uma procissão do presbitério da catedral ao local onde está montado o lindo presépio da Catedral. Pe. Luzair tomou a imagem do menino Jesus e colocou na manjedoura do presépio, onde ficará até a Epifania do Senhor.


As missas de Natal

Na paróquia Santo Antônio, em Campanha, foram celebradas todas as missas prescritas no lecionário. A Missa da Vigília – celebrada às 18h30min; Missa da Noite – às 22h; Missa da Aurora – às 7h do dia 25; Missa do dia – celebrada às 10h e 19h.


Missa da Vigília - Catedral
Missa da Vigília - Catedral
Durante a missa das 18h30min na Catedral, pe. Edson Pereira da Silva, vigário paroquial abençoou a imagem do Menino Jesus e depositou a imagem no presépio que está montado na praça D. Ferrão, em frente à Catedral Santo Antônio.

Missa da Vigília - Catedral

Missa da Vigília - Catedral
  Nas comunidades foram celebradas missas nos seguintes horários: Dia 24 de dezembro - Missa da Noite, às 19h na comunidade Santa Terezinha e às 21h na comunidade N. Sra. Aparecida (Ferreiras). Dia 25 de dezembro: às 8h30min nas comunidades São Sebastião e N. Sra. Aparecida (COHAB); às 17h30min nas comunidades N. Sra. do Rosário e Santa Cruz.
Missa da Noite - Com. N. Sra. Aparecida (Ferreiras)

Missa da Noite - Com. N. Sra. Aparecida (Ferreiras)
Missa da Noite - Com. N. Sra. Aparecida (Ferreiras)


Missa da Noite - Com. N. Sra. Aparecida (Ferreiras)


Missa da Noite - Com. N. Sra. Aparecida (Ferreiras)
Missa da Noite - Com. N. Sra. Aparecida (Ferreiras)

 A celebração de natal


A celebração do natal como temos hoje, tem sua origem com os primeiros cristãos. Perseguidos pelo império romano, em uma época que o catolicismo não era permitido, os primeiros cristãs, aproveitando a festa pagã do Deus-Sol, no solstício de inverno (dia do ano em que o sol está no ângulo mais afastado do equador terrestre, correspondendo à noite mais longa do ano), ressignificaram esta festa (também chamada de “natalis invicti Solis”), no século III, para estimular a conversão dos povos pagãos e usaram a mesma data para comemorar o nascimento de Jesus. Foi feita a relação de Jesus com o sol; o sol que vem para iluminar as trevas da humanidade.

Nas igrejas de rito oriental, os ortodoxos, o natal é celebrado na solenidade da Epifania do Senhor (que acontece no primeiro domingo após o dia primeiro de janeiro).  Na celebração da epifania, o Menino-Deus se manifesta a todos os povos através da figura dos reis magos.

Texto: Flávio Maia - PASCOM/Campanha
Você pode acompanhar a reportagem fotográfica completa das demais missas natalinas na fan page da paróquia no facebook: https://www.facebook.com/paroquiasantoantonio.campanhamg/

Nenhum comentário:

Postar um comentário