menu superior

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

EPIFANIA DO SENHOR: A MANIFESTAÇÃO DO MENINO-DEUS PARA AS NAÇÕES



Epifania do Senhor: A manifestação do menino-Deus para as nações


No último domingo, 8 de janeiro, a Igreja no Brasil celebrou a solenidade da Epifania do Senhor. Como é costume há vários anos na paróquia, grupos de Folia de Reis participam da celebração na Catedral Santo Antônio. Este ano, a missa com a participação das Companhias de Reis foi às 10h, e foi presidida pelo pe. Edson Pereira de Oliveira, vigário paroquial e reitor do seminário propedêutico.

Pe. Edson, todo ano, empenha-se bastante para que os grupos de Reis participem da celebração. Como ele mesmo mencionou durante a homilia, Folia de Reis não é folclore nem crendice, tem raízes bíblicas. É um tipo de piedade popular que deve ser valorizada. Como os Reis Magos fizeram na época bíblica, os tocadores de Reis, visitando as casas dos moradores das cidades, também procuram o menino-Deus. Este ano participaram da missa as Companhias de Reis do Sr. Orozimbo e a do São Bento. As demais companhias foram convidadas; entretanto as Folias de Reis encerram suas atividades no dia 6 de janeiro, e a festa litúrgica, esse ano, foi 8 de janeiro, o que dificultou a participação de todas.



Ao final da celebração, o vigário concedeu uma bênção às Companhias de Reis presentes. E fez o convite para que elas cantassem diante do presépio da Catedral. As Folias após cantarem no interior da Catedral, dirigiram-se para o presépio montado na pça. D. Ferrão, em frente à igreja. Para os fieis que participaram da celebração, foi ofertado um potinho com doce de leite, como já se tornou costume na missa da Epifania.


 A Epifania do Senhor

Celebramos na Epifania a manifestação do Senhor e de sua luz que ilumina todos os povos do universo. Ela retoma o Natal de Jesus celebrando a sua humanidade manifestada a todos os povos e não apenas ao povo judeu. Traz consigo a mística da universalidade da salvação: “Levanta-te e brilha, Jerusalém, olha o horizonte e vê. Sobre todas as nações bilha a glória do Senhor” (Is 60,1). Da mesma forma, santo Agostinho nos lembra: “A palavra grega epifania, significa manifestação. Hoje, portanto, manifesta-se o Redentor de todos os povos e faz deste dia a festa de todas as nações”.

O calendário católico ocidental e oriental

Os católicos ocidentais, chamados de latinos, aqueles que seguem o calendário romano, celebram a Epifania do Senhor no dia 6 de janeiro (dia em que a cultura popular consagrou como sendo Dia de Reis).

Já os católicos orientais (ortodoxos), como os católicos russos, ucranianos, gregos, melquitas, maronitas, dentre outros (que estão em comunhão com o papa), celebram o Natal no dia 6 de janeiro. Trazer presentes às crianças no dia 6 de janeiro corresponde à comemoração da generosidade que estes magos tiveram ao adorar o Menino Jesus e trazer-lhe presentes levando em conta que "o que fizerdes a cada um destes pequenos, a mim o fazeis" (Mt. 25, 40) . Para os católicos orientais, o Dia de Reis é a data em que Jesus se deu a conhecer ao mundo todo. Os ortodoxos celebram a Epifania no dia do Batismo do Senhor.

Conforme Pe. Edson comentou em sua homilia, apenas o Brasil celebra a Epifania do Senhor em data diferente.  De acordo com o sacerdote, um presidente da república solicitou alteração da data junto ao Vaticano. Assim foi determinado que esta solenidade é celebrada no Brasil no domingo entre os dias 2 e 8 de janeiro.

Homilia

Pe. Edson foi muito didático em sua homilia. Explicou aos fiéis a importância deste dia para os cristãos. “Meus irmãos e minhas irmãs, hoje nós vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. É interessante perceber que nós estamos celebrando hoje, aquilo que as Companhias de Reis celebraram no dia 6. No mundo inteiro, a solenidade da Epifania, esta festa do dia de hoje, é celebrada no dia 6. Só no Brasil, que um presidente da República pediu para o papa para que se retirasse o feriado do dia 6, portanto a festa foi transferida para o domingo. Mas antigamente, quando as companhias de Reis surgiram, esta missa de hoje era celebrada no dia 6 de janeiro, junto com a festa popular de Reis. Mas hoje nós estamos olhando para o grande sinal que é para nós a pessoa de Jesus, Aquele que os três reis do oriente foram visitar e ofereceram o que tinham de melhor.” O vigário também explicou a simbologia presente nas leituras bíblicas. Sobre o Evangelho, pe. Edson explicou também o que significa cada um dos presentes dados pelos magos ao menino Deus. E ao final, deixou uma bela mensagem aos integrantes das Folias de Reis presentes. Você pode conferir a homilia do Pe. Edson na íntegra acessando o link abaixo.


Entrevista


Pe. Edson concedeu à equipe do blog da paróquia uma entrevista onde conversa com a gente sobre a Solenidade da Epifania, Folia de Reis e tradição popular. Acesse o link e confira a entrevista. http://paroquiasantoantoniocampanha.blogspot.com.br/2017/01/a-tradicao-popular-da-folia-de-reis.html







Reportagem: Flávio Maia - PASCOM/Campanha
Reportagem fotográfica completa na fan page da paróquia: https://www.facebook.com/paroquiasantoantonio.campanhamg





















Nenhum comentário:

Postar um comentário